quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Californiana x Ombré Hair





O nome do cabelo que tem dominado as cabeças das celebridades e que agora chega aos salões como aposta absoluta para o verão é ombré hair (ombré é sombreado, em francês).
É uma evolução das mechas californianas. Só que, no lugar do descolorante, usamos a tinta porque conseguimos controlar melhor a cor e, assim, o resultado fica mais sutil.
Nem californianas nem luzes, menos ainda mechas invertidas. Assim como as precursoras praianas, o ombré (alguns o chamam de mechas texanas) mantém a raiz do cabelo natural. Do comprimento às pontas, no entanto, os fios ganham nuanças de cores, num degradê tão suave que, em alguns casos, é imperceptível. Tanto que a técnica é conhecida também como invisible highlights (mechas invisíveis).
No caso das californianas, importava o contraste da raiz escura com as pontas claras. Mas essa tendência já era. A ideia aqui é deixar os cabelos com cara de natural, como se a luz estivesse batendo nos fios.
Ao contrário das californianas, ideais para as loiras e mulheres de pele bronzeada, o cabelo sombreado é mais democrático.
Como o trabalho é sutil, a cliente não perde a identidade. Todo mundo pode usar, mas é preciso ter a sensibilidade de adaptar a técnica ao estilo de cada uma.
Assim, morenas, loiras e ruivas estão liberadas para aderir à tendência. Julia Roberts e Leighton Meester são casos bem-sucedidos de morenas que, mesmo adeptas das mechas mais claras no comprimento, não deixaram os fios escuros de lado.
Fica muito bom nas morenas, principalmente porque tira um pouco o peso da cor escura, que realça as olheiras.
Nos cortes, a técnica também não tem preconceitos, os desconectados e repicados valorizam mais as mechas.
Além do efeito natural, a grande vantagem do ombré está no fato de que, com a cor da raiz preservada, ninguém fica refém dos constantes retoques de coloração.
É um trabalho que dura muito tempo. Se a mulher gosta do resultado e não corta o cabelo com frequência, não há grande necessidade de retoque. Para manter o efeito intacto, devolver brilho às pontas ou clarear um pouco mais os fios, no entanto, é legal fazer alguns ajustes.
Mas só lá pelo quinto ou sexto mês depois do procedimento original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário